quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Resultados de uma viagem


Resultados de uma viagem
Tive a oportunidade de visitar alguns lugares interessantes na Itália, mais precisamente em Florença. As praças, a igreja em mármore, os jardins, lugares românticos e maravilhosos. Fiquei imaginando a oportunidade de estar com minha esposa nesses locais. Seria um presente para ela, diante de todas as situações que já enfrentamos em nossa caminhada de casamento. Vivemos dias felizes, de tristezas, de acertos e erros, mas sempre nos olhamos e nos perguntamos: “será que alguém se ama mais do que a gente?” Estas podem ser palavras extremamente emocionantes para serem lidas e vividas. Mas têm um histórico de resultados de uma viagem a dois. Existem aspectos importantes na trajetória de vida que são fortalecidos pelos diversos sentimentos e momentos. A viagem à Itália foi especial, mas senti falta de quem dividiu comigo várias situações da vida.
A nossa caminhada com Deus também terá resultados de uma viagem, passando por diversos momentos e lugares que visualizamos como “fotos” da nossa história de vida. Sempre que estou andando em cidades nas quais passei momentos marcantes, recordo-me de como eu estava com Deus, justamente naquele lugar e época. Como é especial perceber que o Senhor continuou presente e atuando na minha vida. Como é tremendo perceber a mudança de trajeto nesta viagem da vida, em que eu permiti a Sua direção.
No Salmo 60, Davi compartilha uma diversidade de experiências vividas, como resultado de uma viagem de aprendizado com Deus. O pastor Russell Shedd destaca em seu comentário as seguintes palavras: pecado, derrota, desespero, queixas, oração, esperança, promessa, expectativa, apelo, certeza, gratidão, felicidade. Davi experimentou tudo isso intensamente. Este Salmo foi escrito com o propósito de ensinar ao povo que somente Deus pode solucionar os problemas. Davi aprendera na prática. A luta contra os siros não foi das mais fáceis. Mas ele estava em uma caminhada com Deus, em meio a uma viagem iniciada muito tempo antes. Davi contava do desejo de estar com Deus, do desejo de ter a companhia de Deus ao seu lado. Temos que avaliar todos os dias os resultados desta viagem com o Pai, o que Ele tem nos proporcionado.
Experimentamos vários estágios importantes, que mudaram o curso da nossa vida, pois aprendemos que Deus é quem tem a solução para os problemas. Esta certeza somente é possível quando caminhamos intimamente com Ele, a ponto de sentir falta da sua presença em nossa vida, e de intensamente desejar Sua companhia.
Assim como minha esposa me fez falta na viagem à Itália, devo ansiar pela presença de Deus em minha caminhada de vida. Da mesma forma que eu e ela temos trilhado em nosso relacionamento um caminho que inclui uma variedade de sentimentos, percebo que devo caminhar com Deus confiando plenamente e não desistindo nunca. Finalmente, eu e minha família temos descoberto que Deus é o único que pode solucionar os problemas. E, baseado nisso, devo confiar que minha vida pessoal, familiar, ministerial, profissional, emocional e financeira precisa estar na mão daquele que conhece tudo. Ele, o Deus que nos conhece, é o único capaz de transformar os resultados da minha viagem em paz eterna.
Viva intensamente cada dia desta viagem, mas com a presença de Deus te orientando.
Pr. Paulo Davi e Silva
Pastor de Adoração
Primeira Igreja Batista de Curitiba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário